Saturday, September 29, 2007

Vera Cruzoutubro

O CinePUC Brasil dedica o mês de outubro à Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A empresa, fundada por Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo em 1949, foi uma aventura que rendeu diretores, profissionais, prêmios internacionais e um capítulo interessante na história do cinema brasileiro. Os filmes foram produzidos seguindo os moldes do cinema de estúdio e do neo-realismo europeu, adaptando-os à temáticas nacionais.

01 - Caiçara (1950, Adolfo Celi)
08 - Sai da Frente (1952, Tom Payne/Abílio Pereira de Almeida)
21 - O Cangaceiro (1953, Lima Barreto)
28 - Sinhá Moça (1953, Tom Payne/Oswaldo Sampaio)

3 comments:

loucos_puc said...

Após assistir "Sinhá Moça", justo seus momentos cruciais me fizeram e ainda fazem refletir sobre o fato de pessoas expoentes, e assim o é o Abílio Pereira de Almeida, parecerem conhecer pouco a história do nosso país.
Me parece que a imprecisão de datas, a citar o adiantamento em por volta de dois anos da Abolição da Escravatura, reflita certo descaso do diretor em relação à própria cronologia brasileira.
No mais, o filme tem a sua importância, ao mostrar, por um lado, quão desleal eram aqueles séculos de brutal escravidão, mas sinto que ainda assim, hoje e na visão do diretor, muito se passa a mão na cabeça da aristocracia, sobretudo açucareira e cafeeira, que se aproveitou sobremaneira dessa mão-de-obra servil.
Uma vez mais, concluindo e para variar, assim como em "O cangaceiro", reafirma-se a idéia em torno da mulher pura, virgem, branca e trajada sempre de branco, dos pés à cabeça.
Não tenho a menor dúvida de que "Sai da Frente" foi o filme cujos traços nacionais foram melhor retratados, dentre os três exibidos na Mostra.
Um grande abraço a todos, e até o próximo filme,
Daniel Feldman Israel

Pedro Simão said...

E em Novembro?
Não vão fazer nada?
Acabou o CinePUC Brasil?

Anonymous said...

É, Daniel.. São tentativas bem problemáticas de se colocar o Brasil no cinema. Acho que a preocupação era mais em afirmar um Cinema no brasil.

E, já respondendo ao Pedro, o próximo filme deve ser só no ano que vem. Não podemos funcionar em novembro, estamos reestruturando algumas coisas e espero que o CinePUC Brasil não tenha acabado.

até breve!
abs
Mario