Tuesday, April 27, 2010

Continua em maio

Amanhã tem "O mágico e o delegado", com a Bel Veiga invadindo mais uma vez a PUC com seu projetor 16mm.

E, o ciclo Fernando Coni Campos não pode parar.

Em maio, passaremos mais dois filmes:

06/05: "Viagem ao fim do mundo (1968, 90', DVD)

13/05: "Champs e Os Ladrões de cinema" (dirigido por Felipe Kowalczuk, 2009, 50', DVD) - documentário sobre Coni Campos

Tuesday, April 13, 2010

Quinta-feira tem "Ladrões de cinema"

É nesta quinta, "Ladrões de cinema", em 16mm, sessão mais do que especial. 19h na 102K.

---

O filme "Viagem ao fim do mundo", que seria exibido na quinta-feira passada (sessão cancelada por causa das chuvas), será remarcado ao longo do mês de abril, aguarde novas datas.

Thursday, April 08, 2010

16mm de Fernando Coni Campos

Se choveu mais do que 16mm no Rio de Janeiro nessa semana, quinta-feira que vem o CinePUC Brasil apresenta "Ladrões de cinema" em película, em 16mm.

Essa semana ficamos sem "Viagem ao fim do mundo", por causa do cancelamento das aulas na PUC; o filme será programado novamente, para não deixarmos de ter uma visão mais abrangente da carreira do Fernando Coni Campos.

Confirmando: dia 15/04, "Ladrões de cinema", sala 102k, às 19h, exibição em 16mm.

Melhor filme brasileiro de todos os tempos?

Saturday, April 03, 2010

Abril de 2010 - Fernando Coni Campos

Em abril, o ciclo do CinePUC Brasil é muito especial por dois motivos principais. Primeiro, pelo escolhido ser o Fernando Coni Campos, diretor que há muito queríamos homenagear. E um dos motivos de não fazer esse ciclo era justamente a impossibilidade de encontrar seus filmes. O que nos leva ao outro motivo especial: pela primeira vez, o CinePUC Brasil contará com exibições em película, em 16mm. É como se só pudéssemos passar os filmes do Coni Campos se fossem em película, o que nos deixa felizes e empolgados. Serão duas exibições em 16mm, "Ladrões de cinema" e "O mágico e o delegado"; além desses dois, abrirem o mês com "Viagem ao fim do mundo", em vídeo.

Como muitos diretores brasileiro, Fernando Coni Campos - ou apenas "Champs", como era conhecido pelo amigos - fez menos filmes do que deveria - apenas sete longas. E embora tenha começado a carreira ali no início dos anos 60 junto com nomes ligados ao Cinema Novo, feito um filme considerado "marginal", Coni Campos nunca se sentiu parte de movimento algum. Para ele, a quantidade de regras amarrava o filme, transformava tudo em dogma, perdendo a liberdade. Podemos dizer que Fernando transitou ao lado de todos, trilhando seu caminho próprio, ao mesmo tempo que se deixava influenciar pelo que achava necessário.

É uma pena que seus filmes sejam tão inacessíveis ao grande público, pois Fernando buscava o popular - melhor ainda, sempre quis fazer a ponte entre o popular e o intelectual. Um diretor com o pé em tantas outras áreas: arquitetura, poesia, artes plásticas e, é claro, o cinema; se na sua cabeça cabiam milhares de referências, os seus filmes eram os mais abertos possíveis, a expressão mais sincera de um homem que quis fazer cinema no Brasil. E conseguiu. Que seus filmes sejam mais vistos hoje, quando são totalmente relevantes e pertinentes.

Todas as sessões são às 19h, na sala 102k, nas quintas de abril.

Programação:

08/04: Viagem ao fim do mundo (1968, 90 minutos)


15/04: Ladrões de cinema (1977, 127 minutos) - exibição em 16mm; nesse dia, Coni Campos completaria 77 anos de vida.


29/04: O mágico e o delegado (1983, 103 minutos) - exibição em 16mm