Sunday, October 18, 2009

Outubro/novembro de 2009: Contemporâneos

Após três semanas sem filmes (duas por causa do Festival do Rio e uma por conta dos feriados), o CinePUC Brasil volta com um ciclo especial de fim de ano. Excepcionalmente, serão exibidos seis filmes dentro do ciclo, que ocupará o fim do mês de outubro e todo o mês de novembro. O ciclo se chama "Contemporâneos".

Assim como no CinePUC de filmes internacionais, o CinePUC Brasil vai dedicar esse ciclo à filmes realizados nessa década. No entanto, o enfoque é um pouco diferente. Se no CinePUC a ideia era dedicar espaço a seis filmes e diretores sem algum critério muito específico, o ciclo do CinePUC Brasil pode ser entendido como bipartido. Na primeira metade, três filmes de diretores novos e com poucas exibições em qualquer circuito; e na segunda metade, três filmes de diretores com uma grande carreira atrás deles, mas com filmes que também sofreram da falta de exibição.

A ideia dessa introdução não é falar muito sobre os filmes ou diretores: por um lado, os ‘medalhões’ do cinema brasileiro já são bastante conhecidos; do outro, é melhor assistir aos filmes desses três novos diretores (na verdade, quatro, pois um dos filmes tem dois diretores) e conhecê-los pelos filmes do que por poucas linhas.

O ciclo não visa dar conta de todo o cinema brasileiro da década, até porque seria uma tarefa inglória em apenas seis filmes. O próprio CinePUC Brasil já dedicou dois ciclos a essa questão: Brasil Ano 2000 e Brasil Ano 2000.2. Esse ciclo busca um outro olhar: perceber um cinema brasileiro que caminha para frente independente de idade ou experiência, mas que conta acima de tudo com um desejo, um olhar, um vigor, um paixão pela realização.

As exibições são às quintas-feiras, às 19h, na sala 102K da PUC-Rio. A terceira sessão sera na quarta-feira. Exibições em DVD.

Os filmes "Êxodo" e "Rumo" contarão com a presença dos diretores após a sessão para debate, Marcelo Ikeda e Luiz e Ricardo Pretti.

Programação:

22/10: Dia dos Pais (Julia Murat e Leo Bittencourt, 2009)

29/10: Êxodo (Marcelo Ikeda, 2008) - com a presença do diretor

04/11: Rumo (Irmãos Pretti, 2009) - EXCEPCIONALMENTE QUARTA-FEIRA - com a presença dos diretores

12/11: O signo do caos (Rogério Sganzerla, 2005)

19/11: Filme de amor (Julio Bressane, 2003)

26/11: Falsa loura (Carlos Reichenbach, 2008)

3 comments:

Toyota said...

Ah, porque o Rogério não vem???

Atmosfeerica said...

Toyota, nem falamos com ele. Se tiver seu contato ou puder chama-lo pessoalmente, fique a vontade. boas sessoes!

Rodrigo Castello Branco said...

O Rogério está presente nos nossos corações já.

Mas se alguém fizer uma sessão espírita pra trazê-lo, sinta-se à vontade.